top of page

Documentos Digitalizados

O principal objetivo do Trânsitos no Brasil Imperial é organizar e disponibilizar online o acesso à documentação relacionada à emissão de passaportes durante o período Imperial [1822-1889]. Pesquisamos e indicamos o endereço de acesso às digitalizações realizadas por outros projetos e instituições. Não sendo possível encontrar digitalizações prévias, investigamos em diversas cidades brasileiras a existência de documentos não digitalizados. Quando encontrados, eles são fotografados, os documentos digitais são tratados e por fim disponibilizados, com a devida autorização das entidades de guarda.  Até o momento, podem ser acessados os documentos listados abaixo:

Livros de Passaportes disponíveis on-line

Livros de Passaportes da Secretaria de Polícia de Alagoas, Maceió, 8 volumes.

Local de acervo original: Arquivo Público de Alagoas. 

Breve descrição: Os oito livros são sequenciais, produzidos pela Secretaria de Polícia de Alagoas. Abrangem na totalidade o período entre 1842 e 1889 (último registro de 1892). Encontram-se dispersos nas caixas: 5.282, 5.300, 5.301, 5.496 e 5.518. 

Acesso aos documentos digitalizados aqui..

Livros de Passaportes da Secretaria de Polícia de São Paulo, São Paulo. 4 volumes.

Local de acervo original: Arquivo Público do Estado de São Paulo. 

Breve descrição: Os livros digitalizados encontram-se no Fundo Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Grupo 12G1 - Secretaria de Polícia da Província, Classificação 13 - Registro de passaportes da província (1836-1874). Livros: E740, E1485, E1491, E1488, E1601 (5 livros). O último livro (E1601) possui notações do ano de 1890 e não foi incluído na digitalização.

Acesso aos documentos digitalizados aqui.

Livros de Passaportes do Palácio da Presidência, Secretaria de Governo e da Secretaria de Polícia de Pernambuco. 5 volumes.

Local do acervo original: Arquivo Público de Pernambuco Jordão Emerenciano.

Acesso aos documentos digitalizados aqui

Breve descrição: Os Livros digitalizados correspondem às referências disponíveis no Catálogo dos Registros, totalizando seis livros dos quais há uma digitalização feita pelo arquivo do livro RP 1-1 (1761-1782) não incluída nesse projeto. A pesquisa no acervo do APEJE ainda está em andamento.

 

Livros de Passaportes da Secretaria de Polícia da Bahia, Salvador. 33 volumes.

Local do acervo original: Arquivo Público do Estado da Bahia.

Digitalização disponível no Family Search  (clique para acessar), catálogo com o título: Brazil, Bahia, Salvador, registros coloniais e provinciais, 1498-1966.

Livros de Passaportes da Secretaria de Polícia e do Palácio do Governo do Maranhão, 16 volumes

Local do acervo original: Arquivo Público do Estado do Maranhão.

Digitalização disponível no site do Arquivo. São duas séries distintas. A primeira, em dez volumes, está transcrita e disponível na aba Instrumentos de Pesquisa. A segunda, em seis volumes, com os originais digitalizados está disponível na página principal (clique para acessar).

Em breve: Livros de Passaporte da Corte do início do século XIX, Rio de Janeiro. 

         

Outros documentos

Guias de passaportes. Digitalização das guias originais dos passaportes. 

bottom of page