top of page
CHAMADA PÚBLICA
DE ARTIGOS PARA COMPOR A PUBLICAÇÃO SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO NORDESTE DO BRASIL.

  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) através do projeto “Emancipações e Pós-Abolição em Alagoas: origens e trânsitos da população negra escravizada” lança chamada de artigos para compor a obra com o tema “Experiências de ensino em relações étnico-raciais, história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no Nordeste do Brasil”.

  Esta chamada é voltada para professores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e todas os níveis de formação que tenham experiências práticas de docência relacionadas à aplicação das leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008 que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médios. Também são chamados a participar dessa chamada profissionais com experiência de gestão ou docência relacionados ao tema no ensino básico, ensino superior, movimentos sociais, organizações civis e outros espaços associativos na região Nordeste do Brasil. Relatos de experiências de estágio supervisionados em história na perspectiva do ensino como pesquisa também serão acolhidos.

  A proposta da publicação é reunir experiências práticas de ensino e gestão na área, bem como reflexões teóricas pautadas por experiências que possam compor um material de orientação e referência para a prática docente sobre ensinos de história e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais, voltadas para a rede básica de ensino.

  Os artigos devem ter entre 18.000 e 32.000 caracteres com espaços (cerca de 7 a 11 páginas, incluindo a bibliografia), fonte Times New Roman, tamanho 12 em formato .doc ou .odf em consonância com as regras da ABNT para trabalhos científicos. Os textos finalizados devem ser enviados até dia 28 de fevereiro de 2024 para o email: tbrasilimperial@gmail.com. Junto ao artigo deverá ser enviado o formulário de submissão preenchido.

  A seleção dos artigos será feita por uma Comissão de Seleção composta pela equipe do projeto e convidados. A comunicação aos autores/as que tiverem seus artigos selecionados ocorrerá até 30 de março. Após, os autores/as terão quinze dias para realizarem eventuais correções e alterações nos textos conforme parecer da comissão de seleção. A inclusão do artigo na obra está sujeita ao envio da versão revisada conforme o parecer encaminhado e no prazo estipulado de 15 de abril de 2024.

  O livro será publicado via impressa e digital com previsão de lançamento no segundo semestre de 2024. A participação na obra não envolve prêmio em dinheiro. Os autores/as selecionados e que tiverem seus artigos publicados receberão exemplares do livro impresso.

  O projeto “Emancipações e Pós-Abolição em Alagoas: origens e trânsitos da população negra escravizada” é financiado pela Fundação de Amparo e Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  Mais informações: tbrasilimperial@gmail.com

 

  Cronograma

  Envio dos textos: 28 de fevereiro de 2024 - PRORROGADO ATÉ 6 DE MARÇO.

  Resultado: 30 de março de 2024.

  Envio dos textos revisados quando for o caso: 15 de abril de 2024

  Previsão de publicação: segundo semestre de 2024.

bottom of page